(21) 2613-6340     (21) 96488-4241     sbdfl@sbdfl.org.br
   

Dez dicas para manter os cabelos saudáveis

cabelosTer aquela cabeleira dos sonhos, cheia de fios longos, saudáveis e brilhantes não é tão difícil assim. Basta que cultivemos certos cuidados e abandonemos os maus hábitos que parecem inofensivos, mas não são.

Quer saber como chegar lá? Seguem as 10 top dicas:

  1. Não prenda o cabelo muito apertado por tanto tempo

É mais prático deixá-los presos pra fazer as tarefas do dia a dia, verdade. Mas a tração do prendedor pode danificá-los, levando à perda das raizes. Evite prendedores de nylon e prefira os mais largos e macios. Prendê-los para dormir também não é boa ideia: além de marcar, quebra os fios. Para não acordar coma cabeleira bagunçada, prefira as toucas de meia ou tranças.

  1. Não use escovas sujas e cheias de cabelo

Toda escova de cabelo tem resíduos, então é essencial lavá-las pelo menos a cada 15 dias. Trate bem seu couro cabeludo.

  1.    Proteína vegetal é muito saudável!

A saúde do seus cabelos (e das suas unhas) também depende da sua alimentação. Proteínas são a base da estrutura capilar. Alimentos saudáveis e proteicos são: feijão, edamame (soja verde), grão de bico, lentilha, brócolis.

  1. Não use fronhas de algodão

Algodão causa muita fricção com o couro cabeludo e, com o passar dos anos, danifica bastante os fios. Prefira os tecidos de linho ou seda.

  1. Não tome banhos muito quentes

Água muito quente abre as cutículas dos fios, deixando-os quebradiços e sem viço, além de aumentar a produção de sebo – péssimo para problemas como caspa e inflamações capilares.

  1.   Useprodutos variados 

Excesso de cremes e agentes hidratantes pode deixar resíduos sob as escamas. Intercale xampus de limpeza com xampus hidratantes e retire resíduos pelo menos a cada 7 lavagens.

  1. Não exagere nos tratamentos

Isso mesmo. Cuidar do cabelo é ótimo, mas tratamentos capilares em excesso podem quebrar os fios. Modere na química e nas escovas! O cabelo natural saudável é sempre bonito!

  1. Não esfregue tanto!

Quando os cabelos estão molhados também estão mais vulneráveis, pois as pontes de hidrogênio quebram-se na água e a queratina fica instável podendo partir-se.  Então, na hora do banho, não esfregue o couro cabeludo com tanta força nem penteie os fios muito molhados. Espere secar um pouco para poder pentear.

  1. Não entre na piscina com cabelo seco

Cloro não faz bem para o cabelo. Então, antes de entrar numa piscina, proteja os fios molhando-os antes com água da torneira.

  1. Lavar os cabelos todos os dias é saudável.

Desde que seja com produtos adequados para você. Procure seu dermatologista para saber quais são eles!

 

Fonte: Medical Site

X